Grade curricular

Disciplinas obrigatórias do Doutorado

EDU 007 - Epistemologia da Educação II (12 créditos)

Ementa

Fundamentos epistemológicos da produção do conhecimento em Educação e sua relação com as práticas escolares, com as políticas e pesquisas do campo educacional. A elaboração do discurso científico e as bases teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa científica, seus pressupostos e decorrências na concepção e organização do conhecimento; a relação entre as proposições teóricas e as práticas educativas.

Objetivos

Essa disciplina tem como objetivo propiciar uma formação básica sobre a constituição do processo do conhecimento na produção teórica do campo educacional, capacitando os(as) alunos(as) para tarefas de crítica e fundamentação teórico-metodológica da investigação científica.

EDU 009 - Estudos e Produções em Educação II (6 créditos)

Ementa

Realização supervisionada de estudos vinculados à temática educacional, tendo como objetivo o planejamento e o desenvolvimento de ensaios teóricos. O(a) aluno(a) deverá, ao final da disciplina, apresentar uma produção acadêmica – como, por exemplo, sob a forma de artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos de Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos.

Objetivos

A disciplina será coordenada por um(a) docente que se responsabilizará pela operacionalização dos procedimentos acadêmicos necessários para a análise e validação das atividades realizadas pelos(as) alunos(as) (por exemplo: artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos de Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos, participação em Grupo de Pesquisa etc.), estabelecendo critérios e instrumentos de avaliação, tendo como referência as modalidades de participação, carga horária e créditos previstos, conforme apresentação de documento hábil (declarações, certificados, diplomas, relatórios etc.). O planejamento, acompanhamento e avaliação da realização das Atividades Programadas pelos(as) doutorandos(as) são atribuições do(a) respectivo(a) orientador(a), quem exigirá a documentação comprobatória necessária do(a) orientando(a).

EDU 010 - Estudos e Produções em Educação III (6 créditos)

Ementa

Realização supervisionada de estudos vinculados à temática educacional, tendo como objetivo o planejamento e o desenvolvimento de ensaios teóricos. O(a) aluno(a) deverá, ao final da disciplina, apresentar uma produção acadêmica, como por exemplo, sob a forma de artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos em Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos.

Objetivos

A disciplina será coordenada por um(a) docente que se responsabilizará pela operacionalização dos procedimentos acadêmicos necessários para a análise e validação das atividades realizadas pelos(as) alunos(as) (por exemplo: artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos de Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos, participação em Grupo de Pesquisa etc.), estabelecendo critérios e instrumentos de avaliação, tendo como referência as modalidades de participação, carga horária e créditos previstos, conforme apresentação de documento hábil (declarações, certificados, diplomas, relatórios etc.). O planejamento, acompanhamento e avaliação da realização das Atividades Programadas pelos(as) doutorandos(as) são atribuições do(a) respectivo(a) orientador(a), quem exigirá a documentação comprobatória necessária do(a) orientando(a).

EDU 012 - Seminário de Tese em Educação (13 créditos)

Ementa

Planejamento das pesquisas a serem realizadas pelos(as) doutorandos(as). Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em desenvolvimento. Orientação coletiva.

Objetivos

O Seminário constitui um evento de participação obrigatória, realizado ao final do quarto semestre do período letivo, com duração de três a quatro dias (de acordo com a necessidade). Durante o evento, o(a) aluno(a) deverá apresentar um texto (com o conteúdo do seu projeto e resultados alcançados até aquele momento) para a apreciação de uma banca composta de dois docentes, para cada Linha, provenientes do PPGE e de programas de Pós-Graduação externos. As bancas, publicamente, apresentarão seus pareceres, críticas, comentários e contribuições a respeito do texto apresentado pelo(a) aluno(a). Ele(a) deverá apresentar seu texto à Comissão Organizadora do Seminário – que se encarregará de encaminhá-lo às bancas – com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência à data agendada para a realização do evento. Compõem esta Comissão Organizadora todos(as) os(as) professores(as) representantes das Linhas de Pesquisa na Comissão de Pós Graduação do Programa (CPG-PPGE).