Estrutura

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH-UFSCar) estruturam-se em conformidade ao que estabelece o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar, abrangendo estudos e trabalhos de formação acadêmica nos níveis de Mestrado e Doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar), criado em 1975 por um grupo de educadores(as) liderados(as) pelo professor Dermeval Saviani, iniciou as suas atividades com o curso de Mestrado – um dos primeiros do país – e, em 1991, implantou o curso de Doutorado. O Programa está reconhecido de acordo com a Portaria MEC 524, de 29 de abril de 2008. O código do Curso junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é: 33001014001P-0.

Com conceito 5 atribuído pela Capes, o Programa superou em 2014 a marca de mil Trabalhos de Conclusão. Desde sua criação, foram concluídas 800 dissertações de Mestrado e 327 teses de Doutorado.

Atualmente, o corpo docente do Programa conta com 52 professores(as)/pesquisadores(as) credenciados(as).

O corpo discente é constituído por profissionais interessados(as) em pesquisa e docência em nível superior. O PPGE vem sendo, nos últimos anos, cada vez mais procurado por docentes e outros profissionais de Educação Básica, bem como por outros agentes educacionais. Seu último processo seletivo, ocorrido em 2014, contou com 420 inscritos, sendo 220 candidatos ao Mestrado e 200 ao Doutorado.

Dentre outras características, o PPGE se destaca por apresentar Linhas de Pesquisa consolidadas e produção acadêmica de referência nacional. Desde 2010, o Programa se organiza em uma Área de Concentração: Educação, que se desdobra em sete Linhas de Pesquisa:

Veja também: Atas