Bolsas

Bolsas de estudos para Mestrado e Doutorado

Relação de Bolsistas do PPGE 

Resultado Final, após análise dos recursos – Mestrado 2017

Resultado Final, após análise dos recursos – Doutorado 2017

Resultado Final – Lista de Classificação dos candidatos à bolsas – Doutorado – 2017

Resultado Final – Lista de Classificação dos candidatos à bolsas – Mestrado – 2017

Adendo do Edital – Processo Seletivo para Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado 2017 – anexo 5 – Análise Socioeconômica

Edital do Processo Seletivo para Concessão de Bolsas – 2017

 

Relação de Bolsistas PPGE – Status das bolsas atribuídas – DOUTORADO / MESTRADO (Última atualização 08/06/2016)

Bolsas Atribuídas Mestrado e Doutorado -2016 (ultima atualização 25/05/2016)

Resultado de Bolsas – Lista Pós-Recursos na CPG – Mestrado/Doutorado

Resultado de Bolsas – DOUTORADO – 1° recurso

Resultado de Bolsas – MESTRADO – 1° recurso

Resultado de Bolsas 2016 – 1ª lista

Edital de Seleção de Bolsa – 2016

Capes – Demanda Social (DS) e CNPq

O PPGE-UFSCar gerencia a concessão de bolsas estudos (Capes/DS e CNPq) para alunos(as) regularmente matriculados(as) nos cursos de Mestrado e Doutorado, visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível.
O número de bolsas que o Programa dispõe é pequeno em relação ao número de alunos(as) regularmente matriculados(as). Em 2015, através da Capes/DS, contávamos com 29 bolsas de Mestrado
e 18 de Doutorado; através do CNPq, eram 11 bolsas de Mestrado e três de Doutorado.
O PPGE-UFSCar lança, anualmente, um edital para a seleção de bolsistas. Consulte-o.

É importante conhecer as exigências destas agências de fomento:

Capes – DS: Portaria Capes n° 76, de 14 de abril de 2010 – Novo Regulamento – Demanda Social
Disponível aqui.

CNPq: Regulamento do CNPq RN-017/2006
Disponível aqui.

 

Fapesp

A bolsa de Mestrado da Fapesp destina-se a alunos(as) regularmente matriculados(as) em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação.
O(A) orientador(a) deve ter título de doutor(a) ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe, principalmente, ao(à) orientador(a), mas o(a) candidato(a) deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado(a) para discuti-lo e analisar os resultados.
A solicitação da bolsa de Mestrado pode ser apresentada antes do término do curso precedente (graduação), respeitando os prazos definidos pela Fapesp. No entanto, a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.

A bolsa de Doutorado da Fapesp, por sua vez, destina-se a alunos(as) regularmente matriculados(as) em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese.
O(A) orientador(a) deve ter título de doutor(a) ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe, principalmente, ao(à) orientador(a), mas o(a) candidato(a) deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado(a) para discuti-lo e analisar os resultados.
A solicitação de bolsa de Doutorado pode ser apresentada antes do término do curso precedente (mestrado), respeitando os prazos definidos pela Fapesp, mas a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.

Incentivamos os(as) pós-graduandos(as) a submeterem seus projetos de pesquisa para essa agência de fomento. Em 2014, o PPGE contava com 11 alunos(as) de Mestrado e 15 de Doutorado bolsistas da Fapesp.
A solicitação de bolsas regulares do país pode ser feita em qualquer época do ano e, no caso desta modalidade, deve ser apresentada exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da Fapesp, que pode ser acessado no seguinte endereço: www.fapesp.br/sage.

 

Outras bolsas de Mestrado e Doutorado

Além dessas agências de fomento, alunos(as) de Mestrado e Doutorado do PPGE-UFSCar que são professores(as) de Instituições de Ensino Superior públicas (federal ou municipal) podem solicitar, em suas instituições, bolsas de estudo para realizar seus estudos no nosso Programa. Consulte os regulamentos em suas instituições.

 

Bolsas de Doutorado Sanduíche

Seleção PDSE – 2016

Lista de Candidatos Selecionados PDSE – 2016

Critérios de Avaliação do Currículo 

Critérios de Avaliação do Projeto

 

PDSE/Capes– Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

Segundo a Capes, trata-se de uma modalidade de intercâmbio e mobilidade internacional de estudantes brasileiros(as) regularmente matriculados(as) em cursos de Doutorado no Brasil para realização de estágio de doutorando(a) em universidades no exterior, denominado modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior. É uma atividade própria da educação, com o objetivo de oferecer bolsas de estágio de doutorado de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção no meio acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

Na modalidade sanduíche, a formação no exterior ocorre de maneira intercalada por meio de realização do estágio de doutorando(a). Nessa modalidade, alunos(as) regularmente matriculados(as) em cursos de Doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando, depois, ao país de origem para a integralização de créditos e defesa de tese.

Desde 2011, quando do lançamento do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, mais de vinte doutorandos(as) do PPGE-UFSCar realizaram Doutorado Sanduíche no exterior, em diferentes países: Portugal, Espanha, México, França, Bélgica, Itália. No início de 2015, outros oito estudantes já tiveram bolsas aprovadas no PPGE-UFSCar, sendo suas candidaturas aprovadas pela Capes. Eles(as) realizarão seus estudos nos seguintes países: Estados Unidos (1), Chile (2), Argentina (4) e Portugal (1).

Confira, logo abaixo, o Edital para seleção interna para candidatura à Bolsa de Doutorado Sanduíche pelo PDSE

Consulte também:
Portaria nº 69, de 2 de maio de 2013 – Regulamenta o PSDE
Página do Portal da Capes – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE)

Outras bolsas Doutorado Sanduíche

Fapesp – Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

Para mais informações, acesse o seguinte endereço: http://www.fapesp.br/bolsas/bepe/

CNPq

A CNPq apoia alunos(as) formalmente matriculado(as) em cursos de Doutorado no Brasil que comprovem qualificação inequívoca para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou de desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. Obtenha mais informações acessando o portal do CNPq.