Planejamento Estratégico

Apresentação

Neste documento trazemos as políticas do Programa de Pós-graduação em educação (PPGE/UFSCar) que serão desdobradas no planejamento estratégico para o quadriênio de 2021 a 2024.

A política e planejamento estratégico do PPGE para o quadriênio de 2021 a 2024 é resultado de um longo processo de autoavaliação institucional iniciado com o trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do programa, que teve a suas primeiras atividades realizadas em 2016, sendo o seu regimento interno aprovado em abril de 2017. No ano de 2019, o Programa, estimulado pela exigência de explicitar suas políticas e elaborar um planejamento estratégico, elegeu três eixos a saber: sua organização , impacto social e internacionalização, sendo transversal a estes três eixos as dimensões da formação e da investigação científica. Para o desenvolvimento dos trabalhos criou-se uma comissão para cada um dos eixos. As comissões fizeram levantamento de percepções e propostas através de questionários aos docentes e solicitaram que os representantes dos estudantes realizem discussões com os seus pares.

O trabalho de preparação para elaboração do Planejamento Estratégico contou com as seguintes ações:

  • Avaliação institucional realizado pela CPA;
  • Avaliação do papel do PPGE;
  • A internacionalização e o impacto social no PPGE. (Observa-se que na cultura institucional da UFSCar e do PPGE, desde a origem da Universidade e do Programa nos anos 1970, a internacionalização esteve presente. No quadriênio, foram realizadas reuniões para a construção conjunta do papel da internacionalização e do impacto social do PPGE no atual cenário do Programa e da Pós-Graduação no Brasil, bem como a explicitação de como devem ser realizadas);
  • Diagnóstico do atual estágio do PPGE, na sua organização didático/pedagógica, administrativa. As comissões consolidaram as informações obtidas e promoveram seminários para a discussão da temática, além de elaborarem relatórios com os resultados das discussões. Os relatórios foram encaminhados para as linhas de pesquisa, que promoveram discussões com o corpo docente e discente.

O resultado da discussão nas linhas foi consolidado em três reuniões do colegiado dos docentes, com a participação da representação discente. Uma comissão elaborou uma primeira versão do documento com a Política e Planejamento Estratégico do Programa. Nos meses de março e abril de 2021, foram realizadas diversas reuniões com a comunidade acadêmica do PPGE, para discutir e reescrever todos os objetivos, metas e ações propostas para o Programa.

No desenvolvimento dos trabalhos, utilizaram-se como referências externas: documentos da área de educação da CAPES e documentos elaborados pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd). Em acréscimo, como referência interna: o Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar; o Regimento, o Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFSCar (anexo 6), o Plano Estratégico de Internacionalização da UFSCar (anexo 7) e outros documentos de Políticas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar, o projeto pedagógico do curso apresentado na Plataforma Sucupira e o Regimento do Programa.

A articulação do Planejamento Estratégico do PPGE vinculada à Universidade tem seu encadeamento a partir de duplo movimento: o PPGE participou ativamente nos anos 2017 e 2018, momento da elaboração do Projeto Print Capes, da discussão e elaboração do projeto estratégico de internacionalização da UFSCar. O planejamento estratégico da pós-graduação da UFSCar foi elaborado e discutido no ano de 2019 e o PPGE participou ativamente das discussões realizadas no Conselho de Pós-Graduação. O segundo movimento é que o planejamento estratégico de internacionalização foi um dos documentos bases para a elaboração da proposta do PPGE. O planejamento estratégico da UFSCar foi elaborado no primeiro momento paralelo ao do Programa, sendo que, na fase final, ele foi utilizado como elemento norteador do documento final.

Objetivos do programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos concebe a pesquisa em Educação como atividade indissociável do ensino, ambas indispensáveis para a formação do pesquisador. Dessa forma, visa a contribuir com a educação brasileira, com a produção de conhecimento e o desenvolvimento de teorias que possibilitem a ampliação de estudos e o avanço científico. Ademais, compreende que a produção de conhecimento fomenta a formação de futuros pesquisadores em Educação e a formação de recursos humanos para o ensino superior e institutos de pesquisa. O regimento interno do PPGE assim define os objetivos:

Art. 1º - As atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estruturam-se em conformidade ao que estabelece o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar, abrangendo estudos e trabalhos de formação acadêmica nos níveis de Mestrado e Doutorado.

§ 1º - O Mestrado tem por finalidade: I - possibilitar ao mestrando condições de desenvolver trabalhos de investigação e de ensino, na área da Educação, que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na área, qualificando-o para a docência no ensino superior e para a pesquisa; II - desenvolver habilidades, atitudes e valores necessários a uma permanente análise e reflexão capazes de garantir um processo de tomada de decisão crítica, criativa e responsável, considerando situações de natureza profissional ou social, bem como um desempenho eficiente de papéis profissionais, seja como professor de ensino superior, como pesquisador educacional, ou como especialista; III - propiciar condições para a realização de pesquisas que redundem em contínuo aprimoramento do padrão científico, técnico e didático da Educação.

§ 2º - O Doutorado, além de incorporar os objetivos do Mestrado, propicia ao doutorando as condições para um trabalho de investigação que represente uma contribuição real, original e criativa, na área da Educação, e que demonstre sua qualificação para formar pessoal a nível de Mestrado e Doutorado.

Missão

Formar professores-pesquisadores em nível de mestrado e de doutorado, realizar pesquisas e produzir conhecimentos de relevância acadêmica e social que possibilitem o avanço da educação brasileira.

Valores

  • Excelência acadêmica
  • Inclusão social
  • Inserção social
  • Diálogo nacional e internacional
  • Pluralidade de saberes

Objetivos estratégicos, metas e ações