Mestrado

O Corpo Discente do Curso de Mestrado do PPGE é constituído por alunos(as) regularmente matriculados(as), portadores(as) de Diploma de Graduação.
O ingresso de alunos(as) regulares nos Cursos de Mestrado ou Doutorado dar-se-á por meio de Processo Seletivo específico para esse fim, ou por meio de convênio de cooperação internacional, aprovado no âmbito da UFSCar.
As normas para o Processo Seletivo serão estabelecidas pela Comissão de Pós-Graduação e divulgadas em edital publicado no site do PPGE.

O Mestrado tem por finalidade:
I – possibilitar ao mestrando(a) condições de desenvolver trabalhos de investigação e de ensino na área da Educação, que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na área, qualificando-o(a) para a docência no Ensino Superior e para a pesquisa;
II – desenvolver habilidades, atitudes e valores necessários a uma permanente análise e reflexão, capazes de garantir um processo de tomada de decisão crítica, criativa e responsável, considerando situações de natureza profissional ou social, bem como um desempenho eficiente de papéis profissionais, seja como professor(a) de Ensino Superior, como pesquisador(a) educacional, ou como especialista;
III – propiciar condições para a realização de pesquisas que redundem em contínuo aprimoramento do padrão científico, técnico e didático da Educação.

A estrutura curricular do Mestrado está organizada em Disciplinas Obrigatórias (Estudos Básicos), Seminários Integrados de Dissertações e Teses, Disciplinas Optativas e Atividades Programadas.

Os alunos de Mestrado deverão cursar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, sendo 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias e 24 (vinte e quatro) em disciplinas optativas. Uma das disciplinas deverá ser cursada na Linha de Pesquisa em que ingressou. As disciplinas obrigatórias para o Mestrado são as seguintes: Epistemologia da Educação I (6 créditos) e Seminários de Dissertação em Educação (6 créditos).

A conclusão do Mestrado exige a integralização de 100 (cem) créditos e a aprovação em Exames de Proficiência (em uma língua estrangeira), de Qualificação e a Defesa pública da Dissertação.

Veja também: Grade curricular do Mestrado