Educação Escolar: Teorias e Práticas

 

 

 

Dedica-se à investigação de teorias e práticas de ensino, de aprendizagem e de gestão educacional, desenvolvidas nos diferentes níveis de ensino na Educação Básica e Superior. As temáticas de investigação focalizam: a) conteúdos e metodologias de ensino; b) currículo: formal, real, oculto e nulo; d) processos de mediação e interação; e) relações entre saberes e culturas na escola; f) avaliação e aprendizagem; g) gestão educacional; h) desenvolvimento cultural de criança, jovens e adultos; mediadores de aprendizagem; desenvolvimento de funções psíquicas superiores de crianças, jovens e adultos. I) jogo, brinquedo e brincadeira na aprendizagem de bebês, crianças, jovens e adultos; J) ambiente escolar, rotina, cotidiano e material didático na aprendizagem de crianças, jovens e adultos; K) interação professor e aluno nos processos de ensino e de aprendizagem; L) saberes e aprendizagens do ser professor (aprendizagem ao longo da vida); M) organização do trabalho pedagógico e sua relação com as desigualdades educacionais. N) Interculturalidade nos processos de ensino e aprendizagem. O) Políticas públicas educacionais. Essas temáticas são abordadas sob duas vertentes: i) crítico-comunicativa (teóricos da pedagogia crítica, das teorias da ação comunicativa e da dialogicidade) e ii) do materialismo histórico-dialético (teóricos da teoria histórico-cultural e da filosofia da linguagem/teoria da enunciação). 

  • Analisar e elaborar teorias de ensino, de aprendizagem, de práticas e de gestão desenvolvidas em escolas de diferentes níveis de ensino, incluindo-se a universidade;
  • Produzir conhecimento acadêmico científico sobre práticas e teorias para processos escolares e de gestão, com vistas à efetivação de Educação Básica e Superior para todas e todos.
  • Conteúdos e metodologias de ensino;
  • Currículo ideal, currículo real, currículo oculto;
  • Processos de interação e de socialização;
  • Relação entre saberes e culturas na escola;
  • Avaliação e aprendizagem;
  • Gestão educacional;
  • Desenvolvimento cultural da criança.

Escola; Ensinos; Aprendizagens; Currículo; Medição, Interação; Gestão Educacional; Teorias e Práticas Pedagógicas; Desenvolvimento Cultural Infantil e Jovens e Adultos; Jogo; Brincadeira; Educação Infantil; Criança; Organização do Trabalho Pedagógico; Desigualdades Educacionais; Relação Escola-Entorno Social; Educação de Jovens e Adultos; Pedagogia Universitária; Interculturalidade; Educação Escolar de Bebês e Crianças.

  • Aline Sommerhalder
  • Celso Luiz Aparecido Conti
  • Claudia Raymundo Reyes
  • Emília Freitas de Lima
  • Fabiana Marini Braga
  • Fernando Donizete Alves
  • Fernando Stanzione Galizia
  • Jarina Rodrigues Fernandes
  • Luana Costa Almeida
  • Maria Aparecida Mello
  • Renata Maria Moschen Nascente
  • Roseli Rodrigues de Mello