Educação Escolar: Teorias e Práticas

 

 

 

1) Dedica-se à investigação de teorias e práticas de ensino, de aprendizagem e de gestão educacional, desenvolvidas nos diferentes níveis e graus de ensino, incluindo-se a universidade. (objeto).

2) Focaliza as seguintes temáticas de investigação: a) conteúdos e metodologias de ensino; b) currículo ideal e currículo real; c) currículo oculto; d) processos de interação e de socialização; e) relação entre saberes e culturas na escola; f) avaliação e aprendizagem; g) gestão educacional; h) desenvolvimento cultural da criança.

Tais temáticas são abordadas sob duas vertentes: i) crítico-comunicativa (teóricos da pedagogia crítica e das teorias da ação comunicativa e da dialogicidade) e ii) do materialismo histórico-dialético (teóricos da psicologia histórico-cultural e da filosofia da linguagem/teoria da enunciação).  

  • Analisar e elaborar teorias de ensino, de aprendizagem, de práticas e de gestão desenvolvidas em escolas de diferentes níveis e graus de ensino, incluindo-se a universidade;
  • Produzir conhecimento acadêmico sobre práticas e teorias para processos escolares e de gestão, com vistas à efetivação de uma escola para todos(as).
  • Conteúdos e metodologias de ensino;
  • Currículo ideal, currículo real, currículo oculto;
  • Processos de interação e de socialização;
  • Relação entre saberes e culturas na escola;
  • Avaliação e aprendizagem;
  • Gestão educacional;
  • Desenvolvimento cultural da criança.
Escola; Ensinos; Aprendizagens; Currículo; Interação-socialização;
Gestão Educacional; Teorias e Práticas Pedagógicas; Desenvolvimento cultural infantil. 
  • Aline Sommerhalder
  • Celso Luiz Ap. Conti
  • Claudia R. Reyes
  • Emília F. de Lima
  • Fabiana Marini Braga
  • Fernando Donizete Alves
  • Jarina Rodrigues Fernandes
  • Maria Aparecida Mello
  • Renata Maria Moschen Nascente
  • Roseli R. de Mello